O MUSICAL.
Um romance épico, uma experiência sensorial multimídia com música, canto, dança, performances acrobáticas, efeitos visuais e projeções holográficas para retratar uma Aventura no Brasil Colonial.
Obra de ficção inspirada no Romance de José de Alencar e nas histórias e lendas dos antigos bandeirantes que entraram pelas florestas, cerrados e sertões do Brasil Colonial nos anos de 1600 a 1700, e nas tradições, costumes e lendas dos índios GUARANIS, com suas músicas, arte, valores e relação com a natureza.
A história
Nossa história se passa no ano de1680 e narra a trajetória de Bartô Velho, um personagem fictício inspirado nas figuras lendárias de grandes bandeirantes, como Bartolomeu Bueno da Silva e Fernão Dias Paes Leme. Ele é um nobre português, que veio para o Brasil à procura de fortuna e na tentativa de recuperar toda a glória que sua família já tivera.
Bartô, então com 25 anos, reúne um grupo de bandeirantes paulistas, mestiços de portugueses com indígenas, que detinham o conhecimento dos caminhos milenares dos PEABIRUS e sabiam também como sobreviver nas florestas brasileiras.
Nessa jornada pelos inexplorados caminhos do interior do Brasil em busca de riquezas, Bartô Velho encontrou belezas únicas e dificuldades, que o levaram a conhecer KARENA, uma índia guarani de 20 anos, filha de RUDÁ, o chefe da tribo MAWÉ. Ela é uma jovem muito bonita, inteligente e com uma grande curiosidade pelo novo, gosta de descobrir os segredos da floresta, de seus animais e plantas
Descrição
A produção do espetáculo utiliza um conjunto de recursos cênicos, sensoriais e de multimídia com sincronismo tecnológico de última geração, integrando som, imagem e efeitos especiais às diferentes linguagens artísticas envolvendo teatro, performances circenses, interpretações musicais e projeções audiovisuais que levam a plateia a embarcar numa viagem fantástica pela fauna, flora e lendas brasileiras.
-
Serão 42 apresentações do espetáculo , No Teatro Opus São Paulo, de Sexta a Domingo.
-
Elenco com 42 artistas, sendo 12 Artistas Indígenas e 12 técnicos.
-
Roteiro Original com composições e canções inéditas com resgate da Cultura Guarani e Musicas de épocas com uma leitura contemporânea.
-
Recursos tecnológicos incluem: projeção cenário virtual, projeção holográfica, pontos aéreos para tecido, lira e voo, maquina de flame (fogo ), canhões de Co2, fogos indoors, maquinas de fumaça, maquinas de gelo seco, Show Control Multitela e Sincronismo de video, som luz, equipes e profissionais brasileiros.
-
100 figurinos utilizando cores vivas inspiradas nas características da fauna brasileira, nas vestimentas dos bandeirantes, dos povos Guarani
-
Cenografia e os cenários virtuais são reproduções da época do Brasil colonial ressaltando os biomas brasileiros e a cultura Guarani.
-
Espetáculo é acessível com audiodescrição e intérprete de libra.
-
Serão distribuídos gratuitamente 18.294 ingressos gratuitos para estudantes de escolas de arte, universidades, alunos que estudam composição, criação e roteiro, para incentivá-los a ingressar neste mercado, enriquecendo a cadeia criativa da arte para fomentar a cadeia criativa das artes e realização de Workshops e Palestras.
-
Ingressos com Valores Populares para acesso a Eventos Artísticos Culturais.
Personagens
Este projeto se enquadra no inciso VI do art. 1o da Lei 8.313/91 pois contribui para a preservação do patrimônio cultural e histórico.
O espetáculo de artes cênicas enquadra-se no Art. 3o inciso II da Lei 8.313/91 pois fomenta a produção cultural estimulando a cadeia criativa e a inovação artística.
Este projeto também está em conformidade com o inciso IX do Artigo 1o da lei 8313/91 pois prioriza o produto cultural originário do Brasil.